sábado, 2 de abril de 2011

Doando memórias

Fotos: Rachel Coelho
"Homem Piano - uma instalação para a memória" foi mais um trabalho que prestigiei na sexta-feira, dia 01º, na programação do Festival de Curitiba.

Mais uma bela experiência cênica, desta vez realizada pela Cia. Senhas de Teatro, com o intérprete-criador Luiz Bertazzo, um dos grandes atores de Curitiba.

Como o nome diz, trata-se de uma instalação que ocupa os três andares da sede da Cia. Senhas, na rua São Francisco, no centro da cidade. O ator conduz o público pelos espaços discorrendo acerca da memória e da falta dela.


Se jogarem no Google as palavras "homem piano" vão relembrar uma história que, provavelmente, inspirou a peça. É a história de um alemão que foi encontrado em uma praia e, supostamente com amnésia, passou quatro meses internado em um hospital sem falar uma única palavra.

O primeiro ato, a primeira cena, convida o público a escrever em um papel algo de que gostaria de esquecer. Tendo os papéis em mãos, o ator destrói aquelas lembranças, pelo menos por alguns instantes. Ah, se na vida real também pudesse ser assim ...

... como no filme que assisti no Projeto Um Outro Olhar na semana passada, "Mother", quando a atriz protagonista consegue apagar as suas lembranças mais terríveis utilizando uma agulha de acupuntura em um determinado ponto da coxa.



Luiz Bertazzo em cena de Homem Piano na sede da Cia. Senhas
 
Para finalizar o dia de sexta-feira no festival, assisti ao espetáculo "Sonhos para vestir", no encantador Teatro Paiol.

É um monólogo da atriz Sara Antunes (Grupo XIX de Teatro), que encanta pela delicadeza e pela singeleza do texto de sua autoria, dirigido por Vera Holtz.

Por incrível que pareça, também fala de memória. Eu não escolhi de propósito, mas hoje foi um dia de lembrar e de sentir saudades.

Um comentário: