segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Teatro Oficina é tombado como patrimônio histórico

Atores usam todo o espaço nas peças
O Teatro Oficina Uzyna Uzona teve seu tombamento homologado no último dia 18 e agora é patrimônio histórico brasileiro.

Para tristeza do vizinho Silvio Santos, com a decisão o prédio passará a contar com todas as prerrogativas do Decreto-Lei nº 25, como, por exemplo, a impossibilidade de ser demolido, restaurado, pintado ou reparado sem autorização especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Criado em 1958 por um grupo de estudantes de Direito, o Oficina tem como sua figura central o diretor José Celso Martinez Corrêa, responsável pela famosa montagem de "O rei da vela" (1967) e da recente saga "Os sertões", cinco peças que somam mais de 30 horas de espetáculo.

O Teatro Oficina (o grupo) é um representante do movimento tropicalista e do movimento antropofágico de Oswald de Andrade, que até hoje serve como inspiração para os trabalhos. É a "oficina de florestas" citada na música "Sampa", do Caetano.

Zé Celso é hoje uma das mais importantes referências do teatro brasileiro, sendo também a mais polêmica de todas. Para ele eu tiraria meu chapéu, se acaso usasse um. Sou uma admiradora de seu trabalho e gostaria muito de ver "Macumba Antropófaga", sua próxima montagem, que estréia em 16 de agosto.

Seria uma boa oportunidade de conhecer o teatro, pois estive lá certa vez mas não me deixaram entrar. Vale lembrar que o projeto do teatro é da importante arquiteta Lina Bo Bardi, também responsável pelo Masp. Só por isso já valeria a pena conhecer.

Rua Jaceguai, 520, Bixiga - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário