sábado, 7 de maio de 2011

Movimento pelo beijo gay numa novela

Considero que o próximo grande passo para a perda de preconceitos e a quebra de tabus no Brasil é um beijo gay masculino numa novela das oito da Rede Globo. Tá, você pode achar uma besteira isso. Uma banalidade. Mas eu não acho. Não no Brasil, onde as novelas tem o peso que tem, passando por grupos de discussão que representam o pensamento de toda uma comunidade.  



Casal gay de "A próxima vítima"
  Não é de hoje que os gays estão no mundo televisivo. Já existiram alguns casais do mesmo sexo em novelas, tanto femininos quanto masculinos, mas o beijo ainda não é aceito pela sociedade. Uma das primeiras discussões foi em "Vale tudo" (1988). 

Você se lembra do casal  Sandrinho (André Gonçalves) e Jefferson (Lui Mendes) em "A próxima vítima" (1995)? O casal não foi aceito, o ator André Gonçalves até foi vítima de agressão na rua. A rejeição voltou em "Torre de Babel" (1998/99) com o casal Rafaela e Leila, vivido por Christiane Torloni e Silvia Pfeifer, cujos personagens acabaram por "explodir" num shopping para resolver o problema da repercussão negativa e do ibope. 


Casal de "Senhora do Destino"
 Clara (Alinne Moraes) e Rafaela (Paula Picarelli), de "Mulheres apaixonadas" (2003), tiveram um pouco mais de sucesso. Depois de enfrentar preconceitos durante a novela inteira, no último capítulo rolou um selinho entre as duas. Não por acaso, foi durante uma encenação de "Romeu e Julieta", a clássica história de amor impossível escrita por William Shakespeare.

Em "Senhora do Destino" (2004/05) o foco foi outro. O casal Jenifer (Bárbara Borges) e Eleonora (Mylla Christie) viveu uma relação estável e adotou um bebê. Parece que o casal feminino é melhor aceito pela sociedade.


Atores gravaram cena de beijo que não foi ao ar
 A maior polêmica gay nas novelas se deu em 2005, na novela "América", quando os atores Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro, que interpretaram Júnior e Zeca respectivamente, gravaram sete vezes uma cena de beijo que não foi ao ar. Quem não ficou frustrado? Lembro-me muito bem que assisti ao último capítulo no Rio de Janeiro, para onde tinha acabado de me mudar. Foi muito podre.


O casal fofo de Ti-ti-ti (que depois virou outro)
De lá para cá, toda novela tem um gay: Thiago Picchi e Fernando Eiras em "Páginas da Vida" (2006/07);   Carlos Casagrande e Sérgio Abreu  em "Paraíso Tropical" (2007), Thiago Mendonça e Luigi Palhares em "Duas caras" (2007/08) e André Arteche) /  Gustavo Leão e Armando Babaioff em"Tititi" (2010), entre outros.
As novelas muitas vezes retratam a vida real, pois a manifestação de amor entre pessoas do mesmo sexo é reprimida em locais públicos, haja vista todas as confusões que ainda ocorrem com casais homossexuais que se beijam em bares e shoppings. Muitas vezes até por segurar na mão já podem ser expulsos do lugar.

Então, colegas: PELO BEIJO GAY MASCULINO EM UMA NOVELA DAS OITO DA REDE GLOBO! JÁ!

PS 1: A Globo vetou o beijo gay até n'Os Simpsons!
PS 2: O ator André Gonçalves voltou a fazer um personagem gay, dessa vez mais afetado, na novela "Morde & Assopra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário